Abstract
A seguir discorreremos sobre a estruturação e o desenvolvimento de atividades acadêmicas extracurriculares em Centro de Saúde Escola junto ao Programa de Controle de Hanseníase no município de Ribeirão Preto (SP). Trata-se de projeto acadêmico com repercussões sociais desenvolvido a partir da visão abrangente de um problema de saúde pública: a Hanseníase. Busca-se contemplar objetivos para atuação no aprimoramento acadêmico-médico, na assistência, e em educação em saúde A estratégia fundamental constitui-se da adoção do modelo pedagógico centrado no paciente em seu ambiente social e na participação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. Com a inserção precoce do acadêmico em unidade primária e secundária de saúde da rede assistencial é obtida vivência prática, sendo que a partir desta, se inserem de forma integrada os conteúdos relativos à doença, o doente e seu meio social. São desenvolvidas, sob supervisão, atividades assistenciais-acadêmicas, de vigilância epidemiológica, de prevenção, de promoção de saúde e são privilegiadas as ações educativas para pacientes, seus comunicantes e comunidade. O desenvolvimento deste projeto, além de proporcionar rica experiência acadêmica, contribui com ações assistenciais e educativas e promove a integração, ampliando a prestação de serviços da universidade para comunidade.
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