Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela revista Hansenologia Internationalis. Esse item não se aplica a documentos que estiverem depositados em repositórios de preprint.
  • Os autores expressam ter conhecimento acerca da Política editorial da revista, das Diretrizes para os autores e e da Declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do manuscrito supracitado.
  • Como documento complementar, a Folha de Rosto foi preenchida na íntegra com as informações acerca da autoria e desenvolvimento do manuscrito, salvo em pdf e será anexado no processo de submissão do manuscrito.
  • Como documento complementar, a Declaração de Autoria e Responsabilidade foi preenchida e assinada por todos os autores, em formulário único ou individual, salvo em pdf e será anexado no processo de submissão do manuscrito.
  • O manuscrito está em língua portuguesa, formatado pelo programa Microsoft Word 2007 ou posterior, em formato .doc editável e será anexado no processo de submissão do manuscrito. Não há informações sobre a autoria no manuscrito.
  • As tabelas estão no corpo do texto e não ao final do texto ou como anexos, já as figuras estão em documentação suplementar, no formato exigido de acordo com as normas e não no corpo do texto.
  • Ac citações e referências seguem as instruções e modelos apresentados. Foram informadas URLs ou DOI para as referências, de não ser possível, certifique-se de que a referência está completa.
  • A configuração da página e o texto está em: Papel A4; margem superior e direita 3 cm, inferior e esquerda 2 cm; espaçamento para o texto e espaçamento simples para as referências; texto do manuscrito justificado e, para as referências o alinhamento esquerda; utiliza fonte Verdana; tamanho 14.

Diretrizes para Autores

Estas diretrizes visam orientar os autores para o processo de preparação e submissão de suas descobertas científicas à revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas. 

Só terão continuidade no processo editorial os manuscritos que estejam rigorosamente conforme as instruções especificadas por esta diretriz.

Aspectos gerais

A revista Hansenologia Internationalis aceita para publicação trabalhos nas categorias: editorial, artigos originais, artigos de revisão, estudos clínicos, relatos de casos, relatos de experiências, pontos de vista, comunicações breves, guias, protocolos, diretrizes, normas e manual técnico, entrevistas, cartas ao editor, obituários. Informações detalhadas sobre cada categoria, podem ser visualizadas no final desta página.

A HI não cobra nenhum tipo de taxa para a submissão, avaliação e publicação de artigos, sendo todo o processo isento de custos para os autores.

Os manuscritos originais recebidos serão analisados em duas etapas: a avaliação desk review e avaliação peer review.

A avaliação desk review ou preliminar é realizada pelo Comitê editorial executivo e a avaliação peer review, utiliza o sistema duplo cego de revisão por pares com especialistas na área do estudo.

Para garantir a aplicação do sistema de revisão por pares duplo-cego, os manuscritos devem ser preparados pelos autores para não revelar sua identidade, portanto, é necessário remover nomes e afiliações de autores do manuscrito. Essas informações devem ser incluídas somente na Folha de rosto.

Para os manuscritos disponibilizados anteriormente em servidores preprint, os autores devem informar a localização virtual do mesmo (link e DOI), na Folha de rosto para conhecimento dos editores. Estes manuscritos serão submetidos somente à revisão cega, considerando que os pareceristas poderão ter conhecimento da identidade dos autores.

A revista HI recomenda que os dados resultantes das coletas das pesquisas, bem como os códigos utilizados, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, garantindo sua acessibilidade e preservação a longo prazo. Como exemplo de repositórios nacionais recomendamos o Arca Dados, o repositório de dados da Fiocruz e o SciELo Data. Para tanto, o autor deve informar, na folha de rosto, em qual repositório os dados da pesquisa foram publicados.

Os critérios de aceitação de autoria exigem contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa, e/ou redação do manuscrito, e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Para definição dos papéis de autores e colaboradores, recomendamos a leitura do ICMJE | Recommendations | Defining the Role of Authors and Contributors. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores(as) para a pesquisa comunicada, constarão no final do artigo publicado as contribuições específicas de cada um dos autores. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.

A declaração de autoria e responsabilidade é o documento no qual os autores dão ciência sobre o conhecimento das políticas e normas da publicação e confirmam sua participação na elaboração do manuscrito para assumir a responsabilidade por seu conteúdo. Este documento deve ser preenchido e assinado por todos os autores do manuscrito.

Informações detalhadas sobre a política de direito autoral, o processo de revisão por pares, políticas éticas, entre outras, devem ser visualizadas na aba Políticas Editoriais, antes da preparação e envio do manuscrito.

Os autores podem acompanhar o andamento das atividades de avaliação no sistema acessando o ícone “Ver as submissões pendentes” na aba Submissão.

Cadastro dos autores e processo de submissão

Os manuscritos devem ser obrigatoriamente submetidos através do sistema Open Journal Systems (OJS). Para tanto, os autores deverão acessar a aba Cadastrar no sistema e preencher o formulário para criar um login e senha.

 Atenção: Somente um(a) autor(a) irá submeter o manuscrito à revista, porém, é necessário que todos os autores façam o cadastro no sistema OJS.

No preenchimento do formulário de submissão, os autores devem informar o número do registro no ORCID, o qual é um identificador digital único para o pesquisador/acadêmico, mundialmente aceito e reconhecido. O seu uso associado ao sistema OJS facilita o registro das informações e possibilita a automatização da atualização da produção científica dos autores.

Da mesma forma, os autores devem informar o Research Organization Registry (ROR) da instituição ao qual estão afiliados, inserindo no formulário de submissão o nome da instituição e selecionando o ID do ROR. Utilizado internacionalmente, o ROR é um identificador único, aberto, desenvolvido para eliminar ambiguidades de nomes de instituições e conectar organizações de pesquisa, pesquisadores e resultados de pesquisa.

O autor deve seguir passo a passo as orientações para o preenchimento do formulário de Submissão e, em seguida, anexar ao processo os seguintes documentos:

Ao enviar o manuscrito para a Revista, os autores devem examiná-lo atentamente, a fim de verificar se foram cumpridas todas as instruções. As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião da Equipe Editorial.

Formatação e estrutura do manuscrito

Recomenda-se que os autores utilizem para configuração de página e formatação de texto, o papel A4; margem superior e direita 3 cm, inferior e esquerda 2 cm; espaçamento 1,5 para o texto e espaçamento simples para as referências; o texto do manuscrito ser justificado e, para as referências o alinhamento à esquerda; utilizar fonte Verdana; tamanho 14.

  • Título do manuscrito: título completo em português, inglês e espanhol. Deve ser conciso, claro e o mais informativo possível, identificando e individualizando o artigo científico. Não deve conter abreviações. 
  • Título abreviado: seguindo as mesmas orientações sobre idioma do item acima, deverá conter a síntese do assunto. 
  • Seção da revista à qual pertence o conteúdo do manuscrito: o autor deverá ser informado qual a categoria do texto a ser enviado. Ex: artigo original, artigos de revisão, estudos de casos clínicos.
  • Resumo: texto de parágrafo único, estruturado e em espaçamento simples. Deve ser informativo e não indicativo, apresentando introdução, objetivo do trabalho, justificativa (se houver) métodos, resultados, discussão e conclusão. Não usar abreviaturas ou citações bibliográficas. Deve ser redigido nos idiomas português, inglês (Abstract) e espanhol (Resumen).
  • Palavras-chave: devem constar nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCSou Medical Subject Headings (MESH). Devem vir abaixo do texto do resumo e possuir no mínimo três (3) e no máximo seis (6) palavras-chave apresentadas em caixa alta-baixa e separadas por ponto. Ex: Saúde pública. Hanseníase. Educação para a saúde. As palavras-chave devem ser apresentadas também nos idiomas: inglês (Keywords) e espanhol (Palabras clave), após os respectivos resumos.
  • Introdução: clara, objetiva, contendo informações que justifiquem o trabalho, restringindo as referências ao necessário, idealmente dos últimos cinco anos, e pertinentes ao campo de investigação. 
  • Materiais e Métodos: descrição concisa, sem omitir o essencial para a compreensão e reprodução do trabalho. Métodos e técnicas já estabelecidos devem ser referidos por citação sempre que aplicável, devem ser indicados os Comitês Éticos que avaliaram o processo dos estudos humanos ou as normas seguidas para a proteção e tratamentos experimentais dos animais. Esse item deve conter, quando pertinente, o sujeito da pesquisa, o delineamento do estudo, os procedimentos específicos, a análise dos dados e os aspectos éticos.
  • Resultados: sempre que necessário, os resultados devem ser acompanhados por tabelas, figuras ou outras ilustrações autoexplicativas que, preferencialmente, não devem ser descritos em forma de texto. Os dados deverão ser submetidos à análise estatística, sempre que aplicáveis. O conteúdo deve ser informativo, não interpretativo.
  • Discussão: limitar-se aos resultados obtidos e conter somente as referências necessárias. O conteúdo deve ser interpretativo e as hipóteses e especulações formuladas com base nos achados. O texto deve ser argumentativo, onde os autores validam suas conclusões.
  • Conclusões: apresentar as conclusões relevantes, respondendo essencialmente ao(s) objetivo(s) do trabalho. A conclusão deve ser redigida no tempo verbal presente.
  • Agradecimentos: os agradecimentos devem vir ao final do texto e devem ser feitos a instituições, incluindo o nome completo e o país.
  • Fonte de Financiamento: os autores deverão informar se o trabalho recebeu financiamento e indicar a agência financiadora, o número do protocolo e o ano de aprovação o mesmo se aplica a bolsas de estudo e ano do protocolo de aprovação

Atenção: os manuscritos submetidos à avaliação duplo-cego não devem informar dados de autoria do trabalho. Essa regra não se aplica aos manuscritos publicados anteriormente em preprint.

Revisão ortográfica prévia, exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto e nas referências são responsabilidade dos autores.

A equipe de redação se reserva no direito de introduzir alterações nos manuscritos, visando manter a homogeneidade e a qualidade gramatical da publicação, respeitando o estilo e as opiniões dos autores.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

 Citações

  • A identificação das citações no texto e nas ilustrações deve ser feitas por números arábicos sobrescritos e sem parênteses, por ordem de entrada no texto e correspondendo ao respectivo número de ordem na lista de referências.
  • Quando se tratar de citação sequencial separe os números por traço, ou quando números intercalados use vírgula. Exemplo:1-5 ou 1,5,7 .
  • Para autores referidos nominalmente no texto, apresenta o primeiro em caixa alta-baixa, seguido do número da referência sobrescrita.

Referências

  • Somente as referências citadas devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem numérica e alinhadas à esquerda, redigidas conforme as normas internacionais estabelecidas no documento Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals, elaborado pelo ICMJE.
  • Documentos com até 6 autores listam-se todos com sobrenome e o prenome abreviado. Ex: Silva AD. Documentos com mais de 6 autores, listam-se os 6 primeiros e a expressão “et al.” para o restante. Ex: Silva AD, Fernandes M, Souza, P. Vieira AS, Prado J, Pereira M, et al.
  • Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviadamente, conforme a abreviatura oficial da revista. Para periódicos nacionais, consultar o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS e, para os periódicos internacionais, consultar o NLM Catalog, executando a busca pelo nome do periódico. Caso o periódico não tenha abreviatura, usar o nome por extenso.  
  • Em todas as referências, sempre que possível, deve-se incluir o link de acesso direto ao documento citado e/ou ao Digital Object Identifier (DOI). Sendo o DOI o último elemento apresentado na referência. 
  • Referências à comunicação pessoal e manuscritos não publicados não devem constar da listagem de referências. Não serão aceitas citações/referências de monografias de conclusão de curso de graduação, de trabalhos de Congressos, Simpósios, Workshop, Encontros, entre outros, e de textos não publicados (aulas, entre outros). Sugere-se que as referências utilizadas no texto sejam compostas preferencialmente por artigos originais e o mais atual possível.

Veja exemplos de citações e referências aqui!

ILUSTRAÇÕES

  • O número de figuras deve limitar-se ao indispensável à apresentação dos resultados, não exceder a 5. As ilustrações incluem tabelas, quadros, gráficos, fotos, mapas e outros recursos gráficos necessários à compreensão do exposto. Todos os dados das ilustrações, inclusive o título, devem ser em caixa alta-baixa, exceto siglas. Ilustrações já publicadas devem mencionar a fonte. Quando a ilustração for de autoria de terceiro, o(s) autor(es) do manuscrito submetido deverão anexar a permissão do autor original  quanto a reprodução da ilustração. 
  • Nas fotografias, quando houver imagem de paciente, este deve estar tarjado, não permitindo a sua identificação. É obrigatório a inclusão de documento formal de consentimento para a publicação, no caso Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou no caso de menores de idade, o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE).
  • Não serão aceitas figuras que representam os mesmos dados das Tabelas. 
  • Todas as ilustrações devem ser identificadas quanto ao tipo e numeradas (números arábicos) de acordo com a ordem em que aparecem no texto, com título descritivo conciso. As figuras com seus respectivos títulos e legendas devem ser apresentadas como documento suplementar.
  • Todas as ilustrações devem possuir um título ou legenda explicativa: a ilustração e sua legenda devem ser autossuficientes, ou seja, deve permitir compreender que informação está sendo transmitida; ser mencionada e discutida no texto e ser editável.

Para mais informações, clique aqui!

Os editores e membros da revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas têm a honra de receber suas descobertas científicas. Em caso de dúvidas sobre as normas editoriais ou instruções aos autores aqui apresentadas, acesse os tutoriais disponíveis ou entre em contato através do e-mail hansenologia.internationalis@gmail.com.

                                                                                                                          (Atualizada em: 30/07/2024)

Categorias de trabalhos publicados

Editorial

Escritos a convite do editor, considerando os tópicos e enfoque da revista, pode conter até 1.500 palavras, sem resumo e palavras-chave, e até 5 referências para dados numéricos.

Artigos originais

Devem relatar pesquisas originais não publicadas ou consideradas para publicação em outros periódicos. O manuscrito deve conter: Título, Resumo e Abstract, Palavras-chave e Keywords, Texto do manuscrito (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão), Conclusão(ões), Agradecimentos, Referências.

Artigos de revisão

Poderá ser submetido:

Revisão sistemática e meta-análise: São publicações que realizam análise sintética de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos para responder à pergunta específica e de relevância para a saúde pública. O foco da revisão pode estar na causa, diagnóstico, prognóstico, terapêutica, prevenção da doença, entre outros. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção dos manuscritos incluídos na revisão e os procedimentos empregados, na síntese dos resultados obtidos que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise. Toda revisão sistemática deverá ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas, como por exemplo o PRÓSPERO.

Revisão narrativa/crítica: A revisão narrativa ou revisão crítica apresenta caráter descritivo discursivo, dedicando-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo da Saúde Pública. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Deve ser elaborada por pesquisadores com experiência no campo em questão ou por especialistas de reconhecido saber.

Estudos clínicos

Pesquisa que prospectivamente designa seres humanos para intervenção ou comparação simultânea ou grupos de controle para estudar a relação de causa e efeito entre uma intervenção profissional e um desfecho relacionado à saúde. Para a submissão de manuscritos na seção Estudos Clínico é obrigatório a inserção do número de registro do estudo ao final do resumo e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento livre e esclarecido (TALE). A revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas aceita qualquer registro que satisfaça o International Comittee of Medical Journal Editors (ICMJE). Consulte aqui a lista completa de todos os registros de ensaio clínico.

Os autores podem consultar as Diretrizes para estudos específicos, conforme o tipo de estudo, apresentados na figura 1.

    

Relatos de casos em hanseníase: a prática compartilhada

Com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento científico e clínico, divulgar casos de hanseníase cientificamente descritos e incentivar a produção científica na área, a revista Hansenologia Internationalis e o Instituto Aliança contra Hanseníase lançaram em 1º de outubro de 2023 o Edital para a Seção Especial “Relatos de Casos em Hanseníase – a prática compartilhada”, a ser publicada no fascículo de 2024. O prazo para recebimento de artigos desta seção especial expirou em 31 de março de 2024.

Relatos de casos

É formado por Introdução: breve descrição do problema, informações sobre a patologia tratada. Objetivo: a motivação para apresentação do caso. Descrição do Caso: descrever resumidamente os dados mais relevantes do caso, incluindo informações concisas sobre o paciente, suas queixas e resultados de exames relevantes à discussão. Discussão: descrever a relevância do caso, discutindo os pontos mais importantes em relação a literatura pertinente. Considerações Finais: justificativa para apresentação, contendo a hipótese diagnóstica e conduta terapêutica. Devem conter no máximo 1000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências. É obrigatório a inserção do número de registro do estudo ao final do resumo e o envio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento livre e esclarecido (TALE), juntamente com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

O resumo para relatos de caso deve ser estruturado em: introdução, objetivo do trabalho, justificativa (se houver), descrição do caso, discussão e considerações finais. 

Relatos de Experiências

Consiste em um relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve conter: Introdução com a fundamentação teórica do problema/situação e o objetivo do relato; metodologia deve descrever o local, data, pessoas, fontes de informação e relato da situação vivida, detalhando informações que assegurem uma representação sobre a experiência, mencionando a avaliação final da experiência. Na discussão relatar possíveis barreiras, facilitadores, impactos na prática. A Conclusão deve conter de forma sintética a experiência vivida, recomendações e estudos futuros. Agradecimentos e Referências. Devem conter no máximo 1000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Pontos de vista

Visam a estimular a discussão, introduzir o debate e alimentar as controvérsias sobre aspectos relevantes da saúde pública e ou de um contexto particular de doenças.

Comunicações breves

Consiste em relatos curtos de resultados de importância para a área, mas que não sustentam uma análise mais abrangente e robusta. Sua apresentação deve estar em conformidade com as normas exigidas para artigos originais; com resumos no formato narrativo de até 100 palavras. Devem conter até 3000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências (recomendado de 5 a 10 referências).

Guias, protocolos, diretrizes, normas, manuais técnicos, propostas de ações e intervenções

Consiste em trabalhos sobre uma assertiva sistemática de políticas ou princípios. Os guias podem ser desenvolvidas por agências governamentais de qualquer nível, instituições, sociedades profissionais, juntas governamentais ou por reunião de especialistas para discussão.

Entrevistas

Consiste em conversação com um indivíduo a respeito de sua formação acadêmica e experiência profissional e opinião sobre assuntos específicos levantados pelo entrevistador. Realizado a pedido do editor.

Cartas ao editor

Leitores são encorajados a escrever sobre qualquer tópico relacionado à hanseníase e outras doenças infecciosas de acordo com o escopo da revista. Não deve exceder 600 palavras, sem resumo e palavras-chave e pode tratar de material anteriormente publicado na revista, com até 5 referências.

Homenagem

O obituário consiste em uma homenagem póstuma a cientistas e intelectuais, visando expressar o reconhecimento científico àqueles que contribuíram para ampliar o conhecimento em suas áreas de atuação. Comumente realizado a pedido do editor.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Hansenologia Internationalis segue integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) - Lei nº 13.709/2018.